quarta-feira, 18 de maio de 2016

14a. SEMANA DOS MUSEUS EM BH

Dia 18 de maio

Abertura da exposição Portinari na Coleção Castro Maya, com 59 obras em pinturas, desenhos e gravuras realizadas entre 1938 e 1958 pelo pintor modernista brasileiro – que fazem parte de acervos dos museus Castro Maya/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ).

Além da obra gráfica, a mostra apresenta ainda correspondências, documentos e fotos que contam a história entre Candido Portinari e Raymundo Ottoni de Castro Maya.


“A exposição enfoca a obra de Portinari pelo viés das relações tecidas entre o artista e o colecionador, dois importantes atores do cenário artístico brasileiro do século 20”, explica Vera Alencar, diretora dos museus Castro Maya – que também comparece ao evento na capital mineira.


A pintura “Grupo de meninas brincando” (1940), de Portinari, integra exposição


Centro Cultural UFMG na 14ª Semana Nacional de Museus


O Centro Cultural UFMG, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, participará, juntamente com outros museus da cidade, da 14ª Semana Nacional de Museus. A proposta de atividades está bem diversificada, incluindo exposições, oficinas, shows musicais, visitas mediadas, exibição de filmes, entre outros. 
Confira a programação:

EXPOSIÇÕES

Obras do artista Lamounier Lucas que dialogam com a serigrafia e pintura. Sala Celso Renato e Ana Horta. 
Entrada franca.

Visualidades e Memória - Cruzamento de memórias fotográficas do prédio do Centro Cultural UFMG e do entorno em uma perspectiva histórica em diálogo com a vivência contemporânea de Belo Horizonte. 
Entrada franca.

TRANS - Domingos Mazzilli - A exposição reúne obras de diversas séries e temas variados com foco no universo feminino utilizando-se do deslocamento de objetos do dia-a-dia com novos significados. 
Entrada franca.

CINEMA

CineCentro - Exibição de filmes representativos da história do cinema. Serão exibidos filmes de diversos gêneros cinematográficos, com entrada franca.

19.05 - Arca Russa, de Alexandr Sokurov (RUS, 14 anos, 2002, 97’).
Um museu como um ser vivo, uma entidade que respira e tem personalidade própria. Sokurov empresta alma ao colossal palacete do Hermitage, em São Petersburgo, um dos maiores museus do mundo.

Muitas Culturas nos Campi – CineMudo - Centro Cultural UFMG resgata a experiência do cinema mudo e projeta filmes em um tecido branco, como era feito em outros tempos. Uma vez por mês você poderá assistir a clássicos desse período inesquecível da trajetória do cinema, com entrada franca.

20.05 - exibição de dois curtas-metragens de comédia estrelados por Buster Keaton:

Bancando o Águia - (Sherlock Jr., EUA, 1924, 46'). Buster interpreta um projecionista de cinema que sonha em se tornar um grande detetive. Ele entra no filme que está projetando e passa a viver sua aventura como detetive.

Uma semana - (One Week, EUA, 1920, 20'). Selecionado pela preservação dos EUA, National Film Registry, como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante", o curta começa com Buster Keaton saindo da igreja com sua esposa após a cerimônia de casamento. O casal ganha uma casa pré-fabricada de presente e causa grandes trapalhadas tentando montá-la devidamente em uma semana.
MÚSICA


Prata da Casa - Série de concertos mensais organizadas com os grandes grupos musicais da Escola de Música da UFMG, tais como Coro de Câmara, Orquestra Sinfônica, Big Band, Banda Sinfônica, Grupo de Percussão, entre outros.


Música & Poesia

18.05 - Grupo Congá apresentará um espetáculo de danças tradicionais mineiras.

Horário: 20h

Local: Hall Superior

Entrada Franca


18.05 - Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte

Os mestres sambistas da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte apresentarão suas próprias composições e outros sambas conhecidos do grande público. Horário: 17h

Local: Hall de entrada

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.