sábado, 7 de fevereiro de 2015

HOJE VAMOS DE MEIO AMBIENTE - Como usar borra de café como fertilizante - artesanato




A borra de café preserva importantes nutrientes, por isso pode ser usada como um excelente fertilizante. Há duas formas muito conhecidas de usá-la para nutrir e embelezar o seu jardim e vasos de plantas.
O reaproveitamento da borra de café, que fica no coador, é ótimo para adubar o paisagismo urbano e até mesmo para fazer artesanato. Essas iniciativas são formas de reciclar e devolver ao meio ambiente o que iria para os aterros sanitários.borra de café.
A borra também pode receber mais um pouco de água para se tornar uma tinta preta ideal para tingir as peças de tecido de algodão. Para tanto, basta colocar o pedaço do tecido dentro da tinta que, em poucos minutos, ganha cor e forma.
Com o tecido tingido, ele pode ser personalizado como embalagens para presente.

Podemos utilizar a borra de café para fazer o "Careco Boneco".
O bonequinho é feito de meia, onde o tecido é preenchido com serragem e uma quantidade de borda de café. As sementes são colocadas no topo e a meia fechada. Daí só basta regar, para o cabelo de grama do boneco nascer.

São alternativas como essa que podem ajudar o planeta a sobreviver. Comprando tudo novo, é impossível de se manter, então, a gente pensa muito nisso de fazer as coisas com o que tem em casa, o brinquedo, a decoração e, até mesmo, o presentinho, ao invés de comprar novo

Compostagem

O primeiro passo é misturar a borra de café a restos de folhas, grama, galhos de plantas e cascas de frutas, vegetais e ovos, tudo triturado, coloque esta mescla espalhada em um recipiente aberto e deixe secar ao sol. Depois, o processo será mais demorado, 60 dias! Mas vai valer a pena! É hora de deixar esta mistura fermentar.

Há  caixas para compostagem  que são comercializadas em vários sites e que cumprem perfeitamente a função de conter esta mistura enquanto ela fermenta. 

Você também pode improvisar um recipiente de compostagem (composteiro), há diversos sites que ensinam como fazer um de acordo com o material e o espaço disponível. 
Voltando à fermentação, você deverá abrir o “composteiro” e mexer a mistura constantemente até que ela vire uma massa homogênea. Aí será hora de adubar as suas plantas com esta mistura natural e de custo zero!

Misturada quase diretamente à terra
Outra maneira de usar a borra de café, sem precisar realizar o processo de compostagem, é misturar uma parte de borra para 10 partes de terra.

Evite guardar a borra de café. O ideal é já encaminhá-la para a compostagem ou para a mistura na terra, porque ela pode mofar muito rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.