segunda-feira, 21 de outubro de 2013

UNIVERSIDADE DE COIMBRA - Biblioteca Joanina reconhecida pelo Fundo Mundial de Monumentos



A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (UC) acaba de ser inscrita na lista “2014 World Monuments Watch” (Observatório Mundial de Monumentos), do World Monuments Fund (Fundo Mundial de Monumentos).

O anúncio feito em Nova Iorque, tendo sido nomeados 67 sítios de 41 países considerados pela mais importante organização não-governamental dedicada à preservação de sítios culturais como “um testamento insubstituível para a inspiração humana e para a diversidade de culturas em todo o mundo”.

De acordo com a vice-reitora Clara Almeida Santos, “a inscrição da Biblioteca Joanina nesta lista é importante fundamentalmente por dois motivos: por reforçar o reconhecimento internacional deste património - o programa Watch afirma que se dedica aos sítios mais preciosos do mundo - e por potenciar a sua visibilidade na angariação de verbas para a sua manutenção e requalificação”.

O objetivo deste reconhecimento, afirma o WMF (http://www.wmf.org), é “impulsionar acções de preservação do património cultural e arquitetônico de todo o mundo, que está em risco pelas forças da natureza e pelo impacto das mudanças sociais, políticas e económicas”.

A lista é atualizada a cada dois anos e nela constam já os claustros do Mosteiro dos Jerônimos, o Palácio Jardim de Queluz, a Vila Romana de Rabaçal e a Torre de Belém, entre outros monumentos portugueses.

Além de chamar a atenção mundial para os diferentes desafios e perigos que monumentos enfrentam, a lista Watch, elaborada por especialistas internacionais em patrimônio cultural, entre os quais representantes da UNESCO, “identifica oportunidades para as comunidades locais trabalharem em conjunto com os governos regionais e nacionais e com instituições que apostem no mecenato, na preservação dos sítios culturais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.