quarta-feira, 21 de agosto de 2013

16º FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONÔMIA DE TIRADENTES DE 23 DE AGOSTO A 1º DE SETEMBRO


bike fest tiradentes 2013













Tiradentes, em Minas Gerais, recebe de 23 de agosto a 1° de setembro o 16° Festival Cultura e Gastronomia, um dos mais importantes eventos de gastronomia do país. 
Milhares de turistas invadem a cidade em busca das delícias gastronômicas preparadas por 14 chefs nacionais e internacionais vindos da Colômbia, Argentina, Equador e México. 
Neste ano, o evento, que há 16 anos tem celebrado a gastronomia e atraído pessoas de todo o mundo, acontece de 23 de agosto a 1º de setembro.

A 16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes levará parte da gastronomia brasileira para as ruas da cidade mineira. 
Para isso, no primeiro semestre deste ano, foi realizada a Expedição Brasil Gastronômico por cinco estados (São Paulo, Paraná, Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul) mais o Distrito Federal, com o objetivo de pesquisar a cadeia produtiva da gastronomia dessas regiões. Dessa forma, a expedição conheceu, de perto, os produtos, produtores, centros de distribuição (feiras, mercados etc) e as principais receitas desses estados. Foram mais de 25 mil quilômetros percorridos e 51 destinos visitados. 
O resultado será apresentado no Festival por meio dos chefs e produtores das regiões pesquisadas e ainda será disponibilizado em um documentário para a internet e um livro.

Hoje, com a maturidade de um evento de grande porte, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes contabiliza números surpreendentes: já recebeu chefs de mais de 15 países – como Espanha, França, Itália, Estados Unidos e Alemanha; registra a participação de mais de 600 chefs de cozinha, 150 festins e 72 mil pratos servidos nos jantares; viabiliza a presença de chefs de renome internacional; já envolveu diretamente mais de 5 mil profissionais, muitos deles moradores da região; e contabiliza cerca de 250 mil pessoas que já prestigiaram o Festival nestes 16 anos.

A histórica Tiradentes, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fica lotada durante cada edição do evento que há 16 anos traz milhares de turistas à cidade.

A programação do 16° Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, como em todos os anos, é intensa com cursos, degustações, jantares especiais, os famosos e disputados “festins”, workshops, exposições, teatro, shows musicais, feira de produtores da região e muito mais. Há várias atividades gratuitas.

Eventos gastronômicos especiais acontecem em 3 pousadas do Grupo Tiradentes Mais. No Hotel Solar da Ponte, nos dias 23, 24, às 11h, e 30 e 31, às 14h, acontece o Bar de Ostras, onde o chef Décio Ventura irá preparar pratos com ostras frescas. Já na Pousada Pequena Tiradentes, acontece nos dias 24 e 31, às 14h, o Festim da Lagosta, comandado pelo chef Rodrigo Zarife, onde serão oferecidos pratos preparados na brasa com frutos do mar. E na Pousada Villa Paolucci, o famoso leitão à pururuca, considerado um dos melhores do Brasil e preparado por Luiz Nery, será servido nos dias 24 e 31 às 14h. Durante o Festival, os restaurantes Santíssima Gula, Estalagem do Sabor, Templário e Pau de Angu, vão estar também com menus especiais. O importante é ligar e fazer a reserva antecipada porque os eventos e os restaurantes costumam lotar.

Quem for ao festival pode aproveitar e conhecer um pouco mais Tiradentes, considerada uma das cidades mais charmosas do Brasil. Atrações não faltam. Na cidade há atividades para pessoas de todos os estilos e idades. O passeio de Maria Fumaça, que liga Tiradentes a São João del Rey, as charretes que andam pelo centro histórico e os passeios a cavalo agradam a todos. As lojas de artesanato e móveis de madeira belíssimos são uma tentação para aqueles que adoram decorar a casa com objetos de bom gosto e qualidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.