segunda-feira, 20 de maio de 2013

"JANELAS PARA O MUNDO - ISRAEL HATIKVA", em SETE LAGOAS - MG





































A primeira edição do projeto "Janelas para o Mundo", promovido pela Secretaria de Cultura e Comunicação Social de Sete Lagoas (MG), apresenta desde o dia 13 de maio   até 13 de junho a exposição "Israel Hatikva" (Israel a Esperança).

Exposição da EMBAIXADA DE ISRAEL e do INSTITUTO HISTÓRICO ISRAELITA MINEIRO na Casa da Cultura "Francisco Timóteo Pereira" em Sete Lagoas - MG

O "JANELAS PARA O MUNDO" pretende ser um evento anual daSecretaria de Cultura e Comunicação Social de Sete Lagoasdesenvolvido pela curadoria da Galeria Myralda e apoio de toda equipe de colaboradores da Casa da Cultura "Francisco Timóteo Pereira". Funcionará por meio de exposições de mostras artísticas, culturais/ científicas, disponibilizadas por Representações Diplomáticas dos mais intrigantes, misteriosos, distantes... Curiosos e fascinantes países!

Em sua primeira edição o "JANELAS PARA O MUNDO", apresenta a exposição "ISRAEL HATIKVA" (Israel a Esperança) envolvendo o Estado de Israel por meio de acervos disponibilizados pelaEMBAIXADA DE ISRAEL EM BRASILIA e do INSTITUTO HISTÓRICO ISRAELITA MINEIRO. Contando com apoio direto doConsulado em Belo Horizonte através do Cônsul Honorário, Dr. Silvio Musman. No contexto serão contatados artistas visuais e entidades locais ligados aos países para exporem seus trabalhos, bem como artistas cênicos e músicos que possuam versatilidade e desenvoltura com a temática em seu repertório artístico para se apresentarem nos eventos.

Pelo seu caráter mundial, o evento não diz respeito a diminuir a cultura local, mas posicioná-la ao nível internacional. Nesse sentido dialoga-se com o pensar e fazer de outros países comparando tecnologias que possam despertar o uso de ferramentas linkadas ao nosso dia a dia cultural. Partimos do principio que se temos uma boa cultura, essa deve ser compartilhada. Se ainda não temos diálogo ou cultura para circular a nível internacional, estamos perto de ter. Qual a importância disso? A cultura envolve artistas, acadêmicos e atores de múltiplas indústrias criativas. Aos governos cabe o papel de articular as ações de ambos os setores (econômicos e culturais), promovendo equilíbrio nas suas ações no campo de política externa que visualizem de forma coerente e seja atrativo o suficiente para serem ― "vendidos"‖ no exterior. Essa motivação curatorial moverá Sete Lagoas a consumir cultura e a lançará a um patamar além do seu próprio universo, ampliando suas ações e comungando interesses. Com isso ganha "todo mundo", os empresários pelo fato de estarem apoiando a ampliação do seu empreendimento atraindo divisas e visibilidade ao seu ramo de negócio e a indústria criativa pelo fato de estar fazendo circular sua imagem econômica vinculada inclusive ao turismo. 

Dentro da arquitetura do evento "Janelas para o Mundo", Sete Lagoas assume seu papel de protagonista na escrita e realização de sua merecida notoriedade como cidade pólo e que provoca originalidade em propostas culturais para o Estado de Minas, gerando uma imagem pertinente ao que está escrito em seu brasão: AD ALTIORA NATA ( Nascida para o Alto). Assim como seu slogan sugere, a cidade deve plainar pelos mais altos anseios em ser propositora de novas posturas na sua própria mentalidade.

Os acervos que compõem a exposição ISRAEL HATIKVA são respectivamente pertencentes à Embaixada de Israel em Brasilia e do IHIM - INSTITUTO HISTÓRICO ISRAELITA MINEIRO (BH) intitulado:

Haverá apresentação de filme comentado e painel de intercâmbio. Esses eventos acontecerão respectivamente no dia 19 e 29 de maio.

A exposição permanecerá em cartaz até o dia 13 de junho. Diariamente das 8 horas às 18 horas na Galeria Myralda e em seu anexo, localizado à Av. Getúlio Vargas - 91, Centro. Quem assina a Curadoria é o artista plástico, comunicador e educador social Dmtrius Cotta, que conta com a assessoria da família Maoz (Delvânia e Nmerod) e simpatizantes da cultura judaica.

A exposição contará com mediadores para escolas e grupos especiais que interessarem em agendar visitas guiadas. Incluindo sábado e domingo.

Durante a permanência da exposição haverá uma pequena área reservada a uma mini feira de objetos e livros da cultura israelense/judaica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.