segunda-feira, 1 de abril de 2013

TENDÊNCIAS DE VIAGENS QUE VÃO REVOLUCIONAR O TURISMO


Através da análise do relatório “A nova economia relacional: das viagens experienciais às viagens relacionais” desenvolvido pelo IHG e dos últimos estudos da The Futures Company, é possível identificar as tendências de viagens que vão revolucionar o setor do turismo nos próximos 10 anos, bem como as categorias de viajantes emergentes.
Uma das categorias diz respeito aos viajantes oriundos de países em rápido crescimento, como a China e a Índia – os “novos exploradores globais“. 

Estes viajantes ambicionam visitar locais imperdíveis e são classificados comohigh-spenders.

De acordo com os dados disponíveis no relatório, em 2020 os viajantes asiáticos serão responsáveis por um terço das viagens realizadas em todo o mundo.

Famílias:
Numa extremidade do espectro, a indústria hoteleira registra os pedidos de famílias multigeracionais que ocupam pisos inteiros, na outra extremidade da escala, verifica-se o crescimento de pedidos de reserva por parte de pessoas singulares, revelando-se necessário incitar à realização de viagens isoladas. 

Trabalhadores
dependentes de computadores portáteis e de… café: uma nova geração de viajantes de negócios.

Na sua maioria jovens, habituados ao horário de trabalho das 9h às 18h e cuja atmosfera de centro de negócios não lhes é estranha. Estes viajantes preferem ambientes com o estilo criativo das coffeehouse onde podem ser inspirados a conhecer outros viajantes, enquanto trabalham nos seus computadores portáteis e smartphones.

Maiores de 50
: o número crescente de aventureiros acima dos 50 anos – atualmente, e pela primeira vez, é o grupo etário mais afluente e que mais cresce. Estes viajantes procuram experiências novas e acima de tudo serviços que respeitem as suas necessidades, sem rotulá-los de idosos.

O relatório põe ainda em evidência o desafio para a indústria de viagens de, por um lado, tentar equilibrar uma maior preferência do turista pela autonomia e, por outro, o desejo de outros turistas pela hiperpersonalização, onde se encontram incluídos:

O viajante invisível:
este novo fenômeno identificado pelo relatório é descrito como um hóspede que poderia viajar sem estabelecer qualquer contato, nem sequer interagir com os empregados do hotel.

Alguns viajantes já optam por uma experiência de viagem totalmente isenta de contacto humano.

Por outro lado, o serviço customizado descreve a resposta para satisfazer a necessidade de oferecer serviços personalizados e à medida. Desde colaboradores que falam vários idiomas, aos chefes de cozinha que podem confeccionar refeições vegans, a indústria terá de continuar a evoluir nas formas de sedimentar a fidelidade do cliente e construir relacionamentos duradouros.

Fonte: InforPress


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