domingo, 21 de abril de 2013

Baterias podem revolucionar distribuição de energias limpas


Se, por um lado, as tecnologias para transformar a luz solar e o vento em energia evoluíram muito na última década, não se pode dizer o mesmo dos sistemas que armazenam a energia captada por esses sistemas ecologicamente corretos. Quando não há sol ou vento, as usinas limpas não geram tensão suficiente para fornecer eletricidade às redes de distribuição. 


Para tentar resolver o problema, pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, desenvolveram um jeito novo de guardar a energia limpa gerada por usinas eólicas e fotovoltaicas. A inspiração veio das pilhas e baterias que alimentam nossos gadgets. 

A bateria líquida pode funcionar por anos sem perder sua capacidade de armazenamento. É silenciosa, livre de emissões e sem partes móveis”, afirma Donald Sadoway, professor de eletroquímica do MIT e coordenador do projeto. 

Além de conseguir gerar alta voltagem, o custo da bateria do MIT é baixo, pois ela é composta por elementos químicos abundantes mantidos em altas temperaturas para preservar seu estado líquido. Os protótipos da bateria, inicialmente voltada para produtoras de energia renovável, devem chegar ao mercado em 2014. “Não podemos esperar que os combustíveis fiquem caros para encontrar uma solução”, diz Sadoway. 

Fonte:  INFO Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.