sábado, 17 de dezembro de 2011

Políticas de comércio exterior da China preocupam EUA



O representante comercial dos EUA, Ron Kirk, disse hoje,17/12, que está preocupado com a tendência da China de retaliar questionamentos de outros países na OMC (Organização Mundial de Comércio).

"Estou preocupado com o que vejo como uma tendência da China de retaliar quando outros membros da OMC cobram uma solução para controvérsias sobre questões legítimas," disse Kirk, numa entrevista.

"Mas acho que, em longo prazo, também não é do interesse da China. Isso começa a minar a sua credibilidade e fé no valor bilateral do comércio."

Ele negou que haja uma guerra comercial entre EUA e China. "Não considero uma guerra comercial utilizar as ferramentas, os recursos que cada membro da OMC possui para abrir mercado", afirmou.

Kirk discursou no último dia da conferência bienal ministerial em Genebra, em que os 153 países-membros concordaram em aceitar a Rússia, Samoa e Montenegro.

RODADA DOHA

Mas a conferência aconteceu no meio de expectativas muito baixas, devido ao impasse de dez anos da Rodada Doha, que efetivamente paralisou a capacidade da OMC de legislar.

Muitos diplomatas esperavam que a reunião fosse construtiva, mas na véspera do encontro, a China aplicou impostos punitivos de até 22% em carros grandes e utilitários (SUV), fabricados nos EUA, um fluxo de exportação dos EUA no valor de quase US$ 4 bilhões por ano.

A decisão de impor os impostos foi vista como uma retaliação, "olho por olho" depois que os EUA desafiaram a China no setor de energia solar e no setor avícola.

"Parte da fundação de um sistema baseado em regras é a dissolução de controvérsias," disse Kirk. "Eu não posso simplesmente aceitar os argumentos de que a nossa posição de defender e proteger os direitos dos nossos trabalhadores e exportadores possa ser protecionista"
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.