sábado, 17 de dezembro de 2011

Manchúria

Na antiga capital da Manchúria, Harbin, uma enorme área industrial,
patrimônio arquitetônico do dia dos russos brancos.


Manchúria está localizada na região do Nordeste da China, com uma extensão de 802 000 km2 e uma população de 92 050 000 habitantes (1983).
Compreende as províncias de Heilong-Kiang Kirin e Liaoning e tem a sua capital na cidade de Mukden. Faz fronteira com a Rússia a noroeste, a norte e a leste, e com a Coreia do Norte a sul.
O seu território compreende uma planície central, limitada por cadeias montanhosas. É uma das regiões mais industrializadas da China, sobretudo no que respeita à indústria química, siderúrgica, têxtil, de papel e hidroelétrica. Na agricultura produz linho, algodão, arroz, tabaco, legumes, cana-de-açúcar, entre outros produtos. Os seus recursos naturais contam ainda com reservas de carvão, ferro e petróleo.

O território foi integrado na China pela dinastia Manchu dos Tsing (1644-1912) e, com o declínio do Império Chinês, foi o principal cenário da guerra sino-japonesa (1894-1895). Na Guerra Russo-Japonesa de 1895-1905 esteve também em causa o controlo da região. Os Russos acabaram por ser expulsos e, em 1932, o Japão consolidou a sua posição ao criar o Estado de Manchukuo, que viria a desintegrar-se com a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, em 1945. Três anos mais tarde, a Manchúria passou a fazer parte da República Popular da China e, em 1955, a China recebeu também as cidades de Port Arthur e Dairen, bem como o controlo do Transiberiano.
A Manchúria acabaria por se tornar uma das principais zonas industrializadas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.