sábado, 21 de janeiro de 2017

A ESCULTURA ATEMPORAL DE MARCO AURÉLIO R. GUIMARÃES- na Casa Fiat de Cultura

Aos oitenta anos de idade, Marco Aurélio R. Guimarães vai realizar na Casa Fiat de Cultura sua primeira exposição de arte. Nascido em Belo Horizonte, o artista já havia se aposentado do trabalho como engenheiro civil (graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1961), quando decidiu dedicar-se ao ofício que cultivava desde a adolescência: a escultura.

Expostas pela primeira vez, as peças em mármore retratam temas universais e impressionam pela riqueza de detalhes



A escultura atemporal de Marco Aurélio R. Guimarães na Casa Fiat de Cultura, de 24 de janeiro a 2 de abril. Proximus simboliza o desligamento, a ruptura com o estado natural, o retorno a uma espécie de inércia e, portanto, a pulsão de morte (Tânatos).





A obra batizada de “Luxúria” representa uma mulher sensual, lânguida, que parece esconder – e, ao mesmo tempo, revelar – as formas de seu corpo. A obra, levou um ano para ser finalizada e foi feita a partir de um bloco de mármore de cinco toneladas. . A escultura Luxúria representa a chamada pulsão de vida (Eros), uma força libidinal, que motiva o indivíduo à vida e ao prazer.

Fotos: HSilvester




A escultura em mármore




O trabalho de Marco Aurélio R. Guimarães guarda semelhança com a escultura clássica renascentista não só pelo caráter humanista, que enaltece a força e a beleza da anatomia humana, mas principalmente pelo aspecto técnico.

Não há esboço em croqui. O artista idealiza a peça com a participação de modelos vivos, que posam por cerca de três horas por sessão.




Marco Aurélio utilizou mármore preto para o crânio e mármore branco de Carrara para as duas figuras principais.




Programação paralela

Será realizado o Ateliê Aberto de Escultura, que oferecerá aos visitantes a oportunidade de experimentar e vivenciar alguns materiais, técnicas e práticas que fazem parte do universo da escultura. Os participantes poderão criar pequenas esculturas em sabão e cimento autoclavado para, assim, compreender melhor os processos de criação de objetos tridimensionais.

Exposição Prazer e Morte: a escultura atemporal de Marco Aurélio R. Guimarães na Casa Fiat de Cultura

24 de janeiro de 2017 a 2 de abril de 2017

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

Ateliê Aberto de Escultura

25 a 29 de janeiro; 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25, 26 de março; 1 e 2 de abril

Das 10h às 12h para crianças até 12 anos

Das 14h às 18h para maiores de 12 anos

Vagas limitadas a 20 pessoas por horário, não é necessária a inscrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.