quinta-feira, 23 de junho de 2016

DOROTÉIA,tragicomédia, EM UBERLÂNDIA

 ‘Dorotéia’, dirigida por Jorge Farjalla, estará em cartaz nos dias 24,25,26, em Uberlândia, no Teatro de Arena Colégio Nacional, às 20h30.  Imperdível!








No palco um texto de Nelson Rodrigues que aborda o mito da beleza, encarnando uma bela prostituta arrependida, a Dorotéia, (Letícia Spiller) que aceita ficar feia como as primas para conseguir abrigo.
Uma delas é Dona Flávia, uma mulher horrorosa e amargurada interpretada por Rosamaria Murtinho, que comemora seus 60 anos de carreira com a peça. 

Jaqueline Farias (Carmelita) chamou a atenção do público e dos críticos, que definiram a atuação da atriz como belíssima.
Na peça Dorotéia, a complexidade da vida psíquica é desenvolvida num cenário de uma casa que só tem salas, onde três viúvas beatas , uma prostituta arrependida e uma mãe de um noivo tecem, como as fiandeiras, uma trama que torna evidente a relação entre sexo, culpa e morte. Também fazem parte da cena uma adolescente que nasceu morta e não sabe, homens ausentes, mas nomeados - o Nepomuceno, que inflige as chagas e emite gritos, o noivo Eusébio, o filho morto - e alguns objetos como o jarro e as botinas desabotoadas e, perpassando tudo e todos, a náusea e... o defeito de visão.

As três viúvas, D. Flávia, Carmelita e Maura, encarnam o horror ao sexo, trazido pelas suas falas em diálogos que ocorrem numa casa que não tem quartos, só salas, revelando a impossibilidade da intimidade das pessoas, dos segredos de alcova, das relações de amor e da sexualidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.