quarta-feira, 15 de maio de 2013

ANGELINA JOLIE E MARIA ELVIRA SALLES FERREIRA



Neste presente momento, quando o mundo se comove com as declarações da artista Angelina Jolie e sua decisão firme de erradicar as possibilidades de uma doença, desejo lembrar que, no Brasil, foi a ex-deputada federal Maria Elvira Salles Ferreira, mineira, nascida em Belo Horizonte, a  autora  da Lei 9.797 de 06/05/1999, que obriga o SUS – Sistema Único de Saúde à utilização da cirurgia plástica reconstrutiva da mama mutilada pelo câncer. Amparados por esta lei os mastologistas realizem, num mesmo procedimento cirúrgico, a retirada do câncer e a reconstrução da mama.
Maria Elvira não quis mais se candidatar, uma grande perda no cenário nacional, foi parlamentar por quatro mandatos, dois deles como Deputada Estadual em Minas Gerais e dois mandatos como Deputada Federal.  
Hoje atua intensamente como empresária, sendo Vice-Presidente e Diretora emérita da Associação Comercial de Minas Gerais, onde ingressou em 1985, como a primeira mulher a compor a diretoria da Entidade. Fundou e presidiu o Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas, do qual fui diretora  de comunicação, por sua indicação e foi também presidente do Conselho Empresarial de Turismo. É Conselheira integrante do Fórum Municipal de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Belo Horizonte. Conselheira integrante do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Na política, Fundou em 1995, e exerceu a Presidência Internacional do Fórum de Mulheres do Mercosul e do Capítulo Brasil, sendo atualmente Relações Internacionais da Entidade. É Conselheira e Embaixadora da BPW-Rio (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais). É uma das fundadoras e atual presidente da ACER- Associação das Caminhantes da Estrada Real, sendo grande incentivadora do projeto “Árvore é Vida”, com a meta de plantar um milhão de árvores no entorno da Estrada Real e espaços públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.