segunda-feira, 8 de abril de 2013

Livro: VIAGENS DO NATURISTA SAINT- HILAIRE POR MG -lançamento em Ouro Preto, no dia 19-abril



No dia 03 de abril de 2013, na sede da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Eugênio Marcos Andrade Goulart, membro do Instituto Biotrópicos, médico e escritor mineiro lançou seu livro “Viagens do naturalista Saint-Hilaire por toda Província de Minas Gerais”, uma edição bilíngue, com textos em português e francês e cerca de 100 fotografias e imagens, onde o autor refaz o trajeto de Saint-Hilaire em Minas Gerais, e nos leva com ele por um incrível passeio repleto de história e paisagens belíssimas, fazendo um paralelo interessante entre o século XIX e os dias atuais.

O naturalista francês Auguste Saint-Hilaire ficou seis anos no Brasil, entre 1816 e 1822. Nesse período percorreu mais de 16 mil quilômetros por diversas regiões e, como consequência de um hábito cotidiano e rigoroso, redigiu milhares de páginas, que resultaram em vários livros e relatórios. Saint-Hilaire foi um dos primeiros europeus a enfrentar as adversidades do “Novo Mundo” apenas com o intuito de exercer atividades científicas.

É um livro de leitura agradável e instrutiva, um precioso registro do Brasil dos anos 1800 em contraponto com os dias atuais, com enfoque relacionado à biologia, história, geografia, antropologia, além de outros, do até então desconhecido interior selvagem do continente americano.

O livro será distribuido gratuitamente em 600 escolas de Minas Gerais.

No dia 19 de abril terá noite de autógrafos em Ouro Preto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.