sábado, 6 de abril de 2013

A Festa da Cerejeira


Foto: zilverbat/Flickr

Qualquer bosque ou parque que conta com uma árvore de cerejeira fica diferente quando a primavera chega e ocorre a floração da sakura. O tom rosado e delicado da flor consegue transforma qualquer lugar simples em uma paisagem de cartão-postal e, é justamente por causa deste espetáculo da natureza que a Festa da Cerejeira ganhou o mundo.

A tradição, importada do Japão, é um sinal de que o temível inverno passou e agora é hora de celebrar a vinda das flores que enfeitam ruas, bosques e parques.

Conheça as cinco festas da cerejeira mais famosas do mundo e não perca a chance de contemplar este belíssimo momento que dura apenas alguns dias!

Hirosaki, JapãoA floração da cerejeira é tão importante para a cultura do país que todo ano os japoneses vão para os parques públicos para celebrar o acontecimento. Segundo a tradição local, a sakura é a representação da fragilidade humana; a beleza da florada dura pouco e logo, suas pétalas morrem para a vinda de novos frutos. Esta mudança significa que é preciso “viver o presente e sem medo”.

Não há como dizer precisamente como tudo começou, mas na cidade de Hirosaki um ex-samurai descontente com a paisagem à sua volta resolveu plantar uma cerejeira para enfeitar os arredores de um castelo feudal. O local floresceu juntamente com a sakura e a árvore plantada, hoje com 100 anos, virou símbolo do país e é celebrada durante o Sakura Matsuri ou Festa da Cerejeira.
O castelo de Hirosaki é considerado patrimônio histórico - Foto: jenthero/Flickr

No Parque Hirosaki, que ainda conserva o palácio feudal, muralhas, portais e uma fortaleza, ocorre a festa que atrai visitantes de todas as partes do mundo! Durante os meses de abril e maio, a primavera desabrocha e os japoneses vão até o Parque Hirosaki para ver os túneis de cerejeira e fazer piquenique nos jardins.

Quem gosta do período do Japão feudal vai adorar conhecer as outras atrações turísticas de Hirosaki e para você não ficar viajando de um lado para o outro.

Washington, Estados UnidosTrês cidades no mundo carregam o título de capitais da cerejeira e Washington, nos Estados Unidos, é uma delas. Nos meses de março e abril, ocorre o Festival Nacional da Florada das Cerejeiras, um evento com música e artes que celebra o início da primavera.

A festa da florada é uma das mais populares dos Estados Unidos; cerca de um milhão de pessoas seguem para o Tidal Basin para contemplar o desabrochar das flores e curtir uma boa música, concurso de fotos, desfiles e shows pirotécnicos.

Quem estiver na capital durante este período acaba, mesmo sem querer, descobrindo as árvores carregadas de flores, pois elas foram plantadas ao redor de três dos principais pontos turísticos da cidade: o monumento Washington, o Jefferson Memorial e o Capitólio dos Estados Unidos.

     A Bacia de Tidal colorida pelas pétalas da flor da cerejeira  
Foto: Michael Foley Photography/Flickr


Para quem ficou curioso do porquê de Washington ter tantas cerejeiras, o motivo é antigo e vem da época em que o Japão ainda era Império. Em 1912, Tóquio enviou ao país algumas mudas como símbolo de amizade, elas foram plantadas na área central e viram uma marca da cidade.

Na China, os números são sempre estratosféricos e é claro que a Festa da Cerejeira no país segue a mesma tendência. No Jardim East Lake Cherry Blossom, situado na cidade de Wuhan, na província de Hubei, a festa dura 25 dias! O ponto alto do festival é quando as flores das 5000 cerejeiras começam a desabrochar e vão exalando o seu perfume e sua beleza pelos ares.

A cada florada (as árvores não floreiam ao mesmo tempo, cada uma tem seu tempo), os chineses preparam um verdadeiro espetáculo: durante a noite são instaladas luzes coloridas nos pés de cerejeira para destacar ainda mais o desabrochar de sua flor.


Os chineses preparam um show pirotécnico para a florada das cerejeiras - Foto: 5uperkiss/Flickr

Quem visita o Jardim durante o dia não aproveitará o show, mas vai encontrar a Fonte, a Ponte Arco-Íris e a ilha pintadas pelo rosa das pétalas das cerejeiras.

O programa no Jardim East Lake Cherry Blossom durante o Festival da Cerejeira é um dos mais românticos da nossa lista, pois além de desfrutar da florada, os visitantes podem estender uma toalha no chão e apreciar o espetáculo criado pelas criativas mentes chinesas.

São Paulo – Brasil
Os imigrantes japoneses quando vieram ao Brasil não apenas criaram um cantinho para si, o bairro Liberdade, como também deixaram enraizada na nossa cultura alguns costumes e tradições, como é o caso da celebração da florada da cerejeira.

A primeira árvore de cereja veio juntamente com os imigrantes, na década de 30, mas o cultivo começou a tomar forma em 1970, quando o Parque do Carmo foi o local escolhido para abrigar as cerejeiras.
           No Parque do Carmo é impossível não sentar sob as cerejeiras e contemplá-las    
                                                                          Foto: Andréia Reis/Flick
                                                                                                                                              
Para quem não mora em São Paulo, o Parque do Carmo, onde é realizado o evento, é um jardim com mais de 4.000 cerejeiras, que durante o início de agosto, época de sua floração, fica totalmente pintado de rosa.

A festa não fica restrita somente à apreciação da beleza da sakura e a colônia japonesa prepara atrações especiais para que todos possam conhecer mais da cultura oriental. Durante os dois dias da festa são apresentadas danças folclóricas e há barracas com comidas típicas, como yakissoba, udon e tempurá.

Anote na sua agenda para você não se esquecer: a tradicional Festa da Cerejeira em São Paulo acontece no Parque do Carmo, no bairro Itaquera, no mês de agosto.

Valle del Jerte – Espanha
Um vale totalmente coberto pelas flores de cerejeira é a grande atração do Fiesta del Cerejo em Flor, realizada na cidade de Jerte Valley, na Espanha. A região não é uma rota turística (aposto que você nunca ouviu falar dela), e para aumentar o interesse dos turistas, nos anos 70 os moradores do vale decidiram fazer uma festa que também fosse motivada pela união e confraternização.

O vale fica coberto pelo branco das cerejeiras - Foto: Diego Martínez Castañeda

Como as cerejeiras sempre desabrochavam e coloriam o vale com sua delicada flor, os locais decidiram usar a florada das mais de um milhão de árvores para celebrar a primavera e atrair turistas.

Diferentemente dos outros locais, nesta festa a cultura japonesa não é exaltada; todas as atividades culturais e gastronômicas giram em torno da comunidade e servem como uma forma de mostrar aos visitantes um pouco das tradições dos habilitantes do Valle del Jerte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.