sexta-feira, 29 de março de 2013

Malware rouba dados de clientes de Itaú, HSBC e Caixa, diz AVG.






Um novo Cavalo de Troia específico para brasileiros foi detectado no dia 27 de março de 2013, pela AVG Technologies, a desenvolvedora de software de segurança.

Chamado de Explorer_Server, o malware é focado em usuários dos serviços de Internet Banking do HSBC, do Itaú e da Caixa que acessam os bancos pelo Google Chrome. Assim como outras ameaças do tipo, ele tem como objetivo roubar senhas e dados bancários de quem é afetado.

A contaminação pelo malware é feita por um aplicativo que o baixa e o instala no computador. Assim que o usuário faz login no sistema de um dos três bancos, o programa “lê” o que está escrito na barra superior, começando a funcionar quando os títulos são “Caixa Econômica Federal - Google Chrome”, “Banco Itaú - Feito Para Você - Google Chrome” ou “O HSBC Bank Brasil SA - Banco Múltiplo - Google Chrome”.

O Explorer_Server direciona a URL do banco para um site falso, e os dados digitados nele são automaticamente enviados para os cibercriminosos.

A página é bem convincente, mas dá para identificá-la dando um clique nela com o botão direito do mouse. Caso o site seja o legítimo, um menu simples, típico do Chrome, será mostrado (veja acima). Do contrário, o menu exibirá muitas outras opções, incluindo uma para salvar a imagem de plano de fundo – algo impossível em um site bancário de verdade.

Além desse teste, uma boa forma de se proteger da ameaça deste malware é estar com o computador protegido por algum antivírus. Se quiser opções, há algumas delas, gratuitas e pagas, disponíveis no downloads INFO.

Fonte: INFO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.