quarta-feira, 6 de março de 2013

FEIRA: "Patchwork Design" no Brasil e Bienal "No Borders" em Portugal


Patchwork Design

O evento é o único que proporciona ao público uma surpreendente Exposição Internacional de Patchwork Contemporâneo, uma feira de produtos com os melhores fornecedores do mercado, oficinas gratuitas e palestras com convidados internacionais.

Tudo junto e em local climatizado, de fácil acesso e perto de tudo o que há de melhor nas duas cidades.

• Exposição Internacional de patchwork e arte têxtil.

• Palestras com convidados estrangeiros e oficinas.

• Feira de produtos com as melhores empresas do segmento.

• Praça de alimentação.

• Fácil acesso e estacionamento.

São Paulo – De 14 à 16 de março de 2013
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (Shopping Frei Caneca)
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – 5º andar - Consolação, São Paulo / SP.

Rio de Janeiro – De 25 à 27 de abril de 2013 
Horário: 13h às 20h
Local: Clube Monte Líbano.
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 701 - Lagoa, Rio de Janeiro-RJ.





NO BORDERS – EXD’13

07/11/2013 a 11/11/2013
A experimenta design lançou via internet o título do tema da edição da bienal de 2013, cuja semana inaugural será de 7 a 11 de Novembro deste ano. 

NO BORDERS foi revelado através de uma peça de comunicação digital criada pelo designer austríaco Stefan Sagmeister, inspirada num excerto de um livro do norte-americano Buckminster Fuller, publicado em 1969. Stefan Sagmeister criou um triptico que junta palavra e imagem, uma peça que dá ênfase a alguns dos elementos fundamentais do tema da Bienal de Design para este ano.

“Onde moras?”, “O que és?”, “De que religião?”, “De que raça?”, “De que nacionalidade?”, são hoje consideradas perguntas lógicas. No século vinte e um, a humanidade terá percebido que estas perguntas são absurdas e anti-evolucionárias, ou então os homens terão deixado de viver na Terra.” B. F., 1969

O excerto do texto de Buckminster Fuller integra este parágrafo que coloca algumas das interrogações e direcções que marcam o tema deste ano da EXD, evento internacional na área do design que acontece em Lisboa desde 1999 e que é um dos grandes marcos culturais da capital portuguesa desde então.

A comunicação da EXD13 irá envolver alguns dos principais protagonistas na área do design gráfico, nacionais e internacionais, e uma série de textos seminais escritos por diversos autores de origens distintas, numa multiplicidade de autores e de perspectivas.

Posicionando-se como uma plataforma internacional dinâmica e arrojada que promove a cultura contemporânea através da discussão e da reflexão, a EXD gera e apresenta projectos, conceitos e ideias originais em diferentes formatos: conferências, projeções, exposições, intervenções urbanas, workshops e debates.

O principal vector da Bienal é o design no sentido mais amplo, não apenas nas múltiplas vertentes de criação e produção, mas enquanto disciplina operativa e metodologia de trabalho. O segundo vector é a arquitectura, nas suas diferentes escalas e âmbitos.
Assumindo a cultura de projeto como eixo central numa perspectiva integradora, a a Bienal apresenta conteúdos em áreas como design industrial, arquitectura, design de comunicação, cinema, ambient design, fotografia, multimédia, sound design, light design, vídeo e artes visuais.

Propicia intercâmbios, interseções e estímulos no seio da comunidade criativa e académica, operando numa rede de colaborações e co-produções com instituições e agentes culturais, estabelecimentos de ensino, empresas e teóricos nacionais e internacionais.

A Bienal age como um pólo difusor de talentos emergentes e práticas criativas de vanguarda, em permanente transformação e crescimento, flexível e receptiva a novos contributos e desafios.

A cada dois anos, ativa na cidade onde acontece, uma dinâmica multifacetada que se propaga por todo o espaço urbano, programando espaços edificados menos conhecidos do grande público, envolvendo interlocutores de diferentes áreas e estimulando a redescoberta da cidade através de percursos de visita ligados aos eventos apresentados.

Privilegiando ideias e indivíduos, o programa da Bienal tem por objetivo transmitir conteúdo e incentivo tanto a uma audiência especializada como ao público em geral, disseminando informação e estimulando o debate crítico. Comprometida com a democratização do conhecimento, a disseminação da informação e a actualização de competências, a EXD defende o papel da cultura enquanto vetor transversal de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.