domingo, 24 de fevereiro de 2013

OS PRESSUPOSTOS DO COACHING - WILSON MEILER

É ilusório achar que alguém agirá de certa forma, sem que esteja consciente de que precisa e porque precisa. De outra forma seria como levar uma pessoa ao médico sem que esta ache que necessita.


Assim alguns pressupostos importantes do coaching são:

1) Todas as pessoas têm os recursos de que precisam para se desenvolver, ou podem de alguma forma adquiri-los.

Um bom programa de coaching só terá boas respostas se houver boas perguntas. As respostas vem do próprio cliente através da reflexão sobre as perguntas do coach. Com isto a pessoa vai lapidando sua visão, discutindo alternativas, fazendo escolhas, mudando hábitos e agindo para obter os resultados.

2) As pessoas escolhem sempre a melhor alternativa disponível naquele momento.

Sempre que alguém segue numa direção está achando que é a melhor. Ou a "menos pior". No momento em que enxergar direções alternativas melhores do que a atual, a pessoa optará pela que lhe pareça melhor naquele momento. Aqui você pode avaliar a importância da competência do coach ou do líder. Na Bíblia está escrito: "o cego que conduz o cego, ambos cairão no buraco".

3) A melhor alternativa é sempre uma função da visão do coachee naquele momento, até que esta seja modificada.

É essencial para o sucesso de um programa de coaching, que o cliente tenha no mínimo uma noção de onde está e aonde quer chegar. A visão de uma pessoa tende a se modificar à medida que esta amplia a sua consciência e o seu conhecimento. Uma verdadeira expansão da consciência e por consequência da visão, dificilmente aceitará um retorno à forma anterior. O pobre que ficou rico, ou o rico que ficou mais rico, não quer nunca voltar ao estado anterior.

4) O comportamento humano é premeditado.

Somos movidos por nossos valores e nossos objetivos na vida. Isso torna mais fácil fazer com que saibamos o que queremos e por que queremos.

5) Só podemos entender realmente alguma coisa, quando a colocamos em prática.

O próprio coachee, e a ação sobre as escolhas feitas, são os mais importantes elementos para o sucesso de um programa de coaching. Para que uma mudança de atitude ou comportamento ocorra, é preciso vontade e disciplina. Reflexão e planejamento requerem ação para ter significado e resultado.



Graduado em Engenharia e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná, em Marketing Estratégico pela PACE University - NY, formado em Psicanálise Clínica e Didática pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil e SBP, formado em Coaching Profissional pelo Integrated Coaching Institute - Los Angeles. Conduz o Instituto Wilson Meiler com foco em coaching empresarial. É Autor de cinco livros sendo dois bestsellers: "De Bem com Você, De Bem com a Vida" e "Sucesso é Um Segredo do Coração". Seu último livro A Arca do Encantamento, sintetiza fantásticos ensinamentos sobre a arte milenar oriental de cativar, encantar e ser feliz.


www.institutowilsonmeiler.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.