terça-feira, 23 de outubro de 2012

A obra Zabiba e o Rei



A obra Zabiba e o Rei terá sido escrita por Saddam Hussein e permitiu à CIA traçar um perfil psicológico do ex-chefe de Estado iraquiano.

Zabiba é a reencarnação da famosa contadora de histórias Scherazade, cuja imagem foi escolhida para a capa do livro. Também ela é uma linda filha do povo, que cativa com simples e belas palavras um grande rei. Mas as semelhanças terminam aqui.

No decorrer da narrativa, Zabiba despe as vestes de mera personagem – a mulher casada que se apaixona pelo rei árabe – para representar a pátria amada e, em última instância, a própria consciência do povo iraquiano. A escolhida do monarca morre como mártir, lutando contra os conspiradores, depois de ter sofrido às mãos destes o opróbrio da violação.

Paralelamente, o país é ameaçado por conspirações e cobiçado pelos famigerados estrangeiros, continuamente descritos como traidores e invasores. “O desígnio dos países estrangeiros que apoiavam os príncipes conspiradores, que tinham recebido meios de sabotagem e de destruição, era o de dividir a pátria e repartir os seus despojos como troféus de guerra”.

Esqueceu-se de um pormenor: também ele, guloso estrangeiro, invadiu o Kuwait, por causa do petróleo, originando a guerra do Golfo (dois pesos, duas medidas, meu senhor…). Zabiba morre precisamente a 17 de Janeiro, data do início da segunda guerra do Golfo, em 1991.

O rei personifica o país e o próprio Saddam, num claro apelo ao nacionalismo e ao culto da personalidade de quem liderou o país durante 24 anos. Os diálogos entre o líder absolutista e a sua amante revelam ideias políticas que chocam, em várias passagens, a nossa sensibilidade ocidental. Retratam ainda a lealdade do povo à terra, o seu sentido de honra e o papel da mulher na sociedade islâmica.

Mais do que um romance, o autor criou uma teorização de princípios. O livro revela-se uma tentativa de forjar um suporte divino para sustentar o regime: o resultado não convence e provoca até um certo mal-estar.
Se você gosta de emoções fortes, este é o livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.