quarta-feira, 23 de maio de 2012

O escritor brasileiro Dalton Trevisan, de 86 anos, é o vencedor da 24. Edição do Prêmio Camões, no valor de 100 mil euros.




O nome foi anunciado pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, no início desta semana em Portugal, que deixou os motivos da decisão unânime, para o presidente do júri, Silviano Santiago, que destacou a "incessante experimentação com a língua portuguesa, muitas vezes contra ela mesma", do autor que começou a publicar em 1945.

Descrito pelo presidente do júri do Prémio Camões - criado pelos governos de Portugal e do Brasil para promover a lusofonia - como um "Salinger brasileiro", na medida em que também evita entrevistas e aparições em público, Dalton Trevisan ganhou a alcunha de 'Vampiro de Curitiba', que é o título de uma das suas dezenas de livros de contos.

Depois do anúncio do vencedor, Francisco José Viegas realçou que a escolha "honra a literatura brasileira e a língua portuguesa", aconselhando os compatriotas a descobrirem uma obra cujos volumes mais conhecidos são 'O Vampiro de Curitiba', 'Cemitério de Elefantes' ou 'Guerra Conjugal'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.