terça-feira, 22 de maio de 2012

Artistas de Ouro Preto levam tradição dos tapetes devocionais para a França



Arte-educadores da Fundação de Arte de Ouro Preto são os únicos da América Latina a participarem do Mine d'Art en Sentier 2012
A equipe da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) viaja esta semana para a França a fim de participar do Mine d’Art en Sentier 2012. O evento, com a livre tradução de “Trilha de Arte de Minas”, é uma residência artística promovida na região francesa de Nord-Pas de Calais. Na programação, intervenções artísticas em land art ao ar livre por todo o Parque Natural Regional Scarpe-Escaut, disponível aos visitantes de 26 de maio a 2 de setembro. Land art é uma tendência da arte contemporânea que utiliza os materiais da natureza.

Os artistas ouro-pretanos César Teixeira e Gabriela Rangel foram convidados pela organização do evento para montarem os tapetes devocionais no Parque Natural Regional Scarpe-Escaut. Os custos de viagem dos artistas – os únicos artistas da América Latina a integrarem a iniciativa - serão pagos pelo governo de Nord-Pas de Calais.

A participação da Faop no evento francês também antecipa uma importante interação entre a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e a região francesa de Nord-Pas de Calais, que será concretizada com o termo de cooperação a ser assinado em Belo Horizonte, no dia 14 de julho. A parceria, cujo foco são as áreas de patrimônio, sítios culturais, museus, cultura digital, economia criativa, artes cênicas e música, prevê ações nas áreas de coprodução, formação e troca de experiências sobre tecnologia de gestão.

Integração com a comunidade local

Onze artistas internacionais foram selecionados a partir de cem projetos de 18 países e vão expor seus trabalhos no espaço do parque. Já César Teixeira e Gabriela Rangel são artistas convidados com a proposta que irá abrir o Mine d’Art en Sentier, por meio da montagem de tapetes em uma área de aproximadamente 300 metros quadrados na entrada do Parque Natural Regional Scarpe-Escaut.

A montagem do tapete será coordenada por César Teixeira e Gabriela Rangel através de uma oficina destinada à comunidade local, com 40 vagas para adultos e jovens a partir de 14 anos. Dessa forma, o processo de criação colaborativo junto aos habitantes da região que participarão de uma oficina.

Gabriela Rangel e César Teixeira estão muito animados. César explica que será uma oportunidade única para que os arte-educadores possam realmente se integrar com a população do local, já que o trabalho será feito em conjunto com os moradores em uma oficina colaborativa.


Tapetes devocionais

Para os cristãos, o costume recorda a chegada de Jesus Cristo à Jerusalém. Em Ouro Preto, a tradição remete ao século XVIII, mais precisamente em 1733, com a reinauguração da matriz do Pilar, festividade que ficou conhecida como Triunfo Eucarístico, sendo aplicada também durante as Semanas Santas e outros eventos principalmente religiosos.

Os tapetes devocionais representam uma das mais significativas manifestações populares, e a Faop realiza um importante trabalho como incentivadora da continuidade dessa tradição cultural com o projeto Tapete+Arte. Todos os anos, a Fundação se une à comunidade ouro-pretana e aos turistas para a montagem dos tapetes, preparando as ruas para receberem a Procissão da Ressurreição na manhã e o domingo de Páscoa.

Além do apoio na confecção dos artefatos durante as celebrações da Semana Santa, a Fundação também faz intervenções artísticas com o tapete devocional participando de exposições em várias partes do país. Agora, a Faop ultrapassa novamente as fronteiras brasileiras, conforme fez em 2005 em Lisboa, e representa Minas Gerais no Mine d’Art en Sentier na França.
Fonte: FAOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.