segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eleições 2012 na França



Ontem foi dia de eleições na Franca. Os franceses foram às urnas votar para presidente no primeiro turno de uma eleição que definirá o próximo líder do país em um contexto econômico e social delicado.Diferente do Brasil, o voto na França não é obrigatório e sim facultativo. Outra particularidade é que se pode votar por procuração. As primeiras pesquisas mostram que os franceses compareceram a quase 80% nessas eleições, o que é um bom resultado comparado aos sufrágios precedentes.As primeiras pesquisas de boca de urna indicam que os dois candidatos que devem ir para o segundo turno são François Hollande, candidato líder do Partido Socialista, e Nicolas Sarkozy, atual presidente e representante de uma coalição de direita.

O grande destaque esse ano foi o bom resultado de duas forças extremistas. A Frente Nacional, de extrema direita, atingiu quase 20% dos votos, resultado que fez lembrar 2002, quando Jean Marie le Pen, líder histórico do partido, foi ao segundo turno. No outro lado, Jean Luc Melenchon, de extrema esquerda obteve aproximadamente 11% dos votos, uma surpresa para quem começou com menos de 5%. Esse fenômeno se explica pela crise econômica que continua na França, com o desemprego em um nível continuamente alto e o poder aquisitivo da classe média sob pressão. Ambos candidatos extremistas denunciam a Comunidade Europeia, a globalização e os mercados financeiros.

François Hollande e Nicolas Sarkozy deverão debater agora sobre a saída da crise econômica, a questão da inseguranca e o modelo francês, além de construir as alianças com os partidos que não foram ao segundo turno. O vencedor vai dirigir a França nos proximos 5 anos.

O segundo turno acontecerá no dia 06/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.