quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Borgonha mês a mês


A região francesa da Borgonha é reputada pela qualidade de seus vinhos, pela gastronomia e pela herança histórica e arquitetura, visível em suas cidades, castelos, igrejas e abadias.

A Borgonha mês a mês:

Outubro: A colheita se encerra e os trabalhos se voltam para a vinificação, começam também os trabalhos de preparo do solo para plantações futuras.



As temperaturas começam a ser mais baixas.

Novembro: O vinhedo entra em estado vegetativo, a poda se inicia e a queima dos sarmentos proporciona uma paisagem linda, com fios de fumaça que sobem entre os crus.
Ocorre também a “Vente des vins des Hospices de Beaune” organizado pela Christie’s. É o maior leilão de vinhos em tonéis do Mundo quando a cidade de Beaune entra em festa por 1 semana.



Dezembro: O vinhedo está dormindo, recebendo tratamentos especiais contra a neve e temperaturas baixas. O natal é bem festivo. As cidades se iluminam e as mesas se enchem de iguarias da região.



Janeiro: Festas de Saint Vincent, o padroeiro dos vinhateiros. Todas as cidades entram em festa para comemorar a data. Quanto às videiras, não façam barulho, porque elas continuam dormindo.

Fevereiro: Começa o trabalho mais minucioso de poda. Cada vinhedo possui sua técnica diferente: Guyot (Cote-d`or e Cote Chalonnaise), Cordon(Chablis) e Double (Mâconnais).



Março: A temperatura começa a subir e os vinhedos a serem conduzidos. há diversos eventos de degustações pelas cidades. Para quem gosta de pedalar, a Borgonha oferece toda infra-estrutura para se bem exercer esta atividade.



Abril: As primeiras folhas começam a aparecer nos vinhedos e a primavera traz com ela um clima perfeito: dias ensolarados e noites frias. As flores tomam conta de árvores e canteiros formando um colorido lindo.



Maio: Os vinhedos já estão verdes e esperando algo importante no ciclo vegetativo: a floração.



Junho: Etapa decisiva para o vinhedo: a floração pode durar alguns dias ou até 3 semanas, dependendo do clima. Que tal conhecer os detalhes dos vinhedos em um balão?



Julho: Os cachos das uvas começam a se desenvolver e o verão se intensifica.



Agosto: As uvas estão ganhando maturação e as Pinots Noirs (uvas) começam a ganhar a coloração tinta, que tal um piquenique nos bosques das montanhas de Hautes Cotes, com vista para os vinhedos.

Setembro: Enfim, o mais esperado mês. A Vendange (Colheita) faz os vinhedos ganharem uma vida explosiva de alegria, recompensa pelo trabalho no ano.  Você poderá programar e passar dias incríveis nesse período.





Fonte: Jean Claude , franco-brasileiro, consultor, produtor e professor de vinhos. Mora em Beaune, (Capital do vinho na Borgonha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.