segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fórum social temático (FST) começa amanhã, dia 24.



O Fórum Social Temático (FST), que acontece de 24 a 29 de janeiro em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo, deve mobilizar mais de 30 mil pessoas. O evento está sob o guarda-chuva do Fórum Social Mundial, que nos anos pares é descentralizado e ocorre em vários países ao longo do ano.

O FST é preparatório à Cúpula dos Povos, reunião organizada por movimentos sociais de todo o mundo, paralela à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro com a presença de mais de 100 chefes de Estado de vários continentes.

Com o tema Crise do Capitalismo, Justiça Social e Ambiental, o Fórum Social Temático tem como foco principal as questões ecológicas, que devem ser abordadas em aproximadamente 70% das discussões. Mais de mil atividades autogestionadas - promovidas por grupos de pessoas ou Organizações Não Governamentais (ONGs) - também estão programadas.

O Acampamento Intercontinental da Juventude, localizado no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, só será aberto oficialmente amanhã, mas durante o final de semana cerca de 10 estudantes chegaram de vários estados e começaram a montar barracas.

O grupo faz parte do movimento “Barricadas abrem caminhos”, que teve início em 2007 e atualmente reúne 300 jovens de todo o Brasil. Integrantes da Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Paraná e Rio Grande do Sul já estão instalados no Acampamento da Juventude e promovem uma mistura de sotaques. Os acampados improvisam na acomodação e utilizam colchões infláveis, cadeiras de praia e até tijolos para sentar. Outros 60 integrantes deste coletivo estudantil também devem chegar nos próximos dias.

O estudante Cleidson Carlos, 23 anos, é de Aracajú e chegou ontem a Porto Alegre. Ele cursa História na Universidade Federal do Sergipe (UFS) e destaca que uma das principais lutas do grupo é se posicionar contra o aumento da tarifa do transporte público no Brasil.

“O reajuste nas tarifas e outros assuntos como o sucateamento das universidades públicas brasileiras serão abordados em plenárias e reuniões que vamos realizar no Acampamento da Juventude”, afirma.

Os integrantes do movimento “Barricadas abrem caminhos” também vão participar da Marcha de Abertura do Fórum Social Temático, que sairá do Largo Glênio Peres amanhã às 17h, em direção ao Anfiteatro Pôr do Sol. Equipada com um notebook, a jornalista Flávia Alli, 22 anos, preparava durante a tarde de ontem no acampamento o material gráfico de divulgação do grupo. Panfletos e adesivos serão impressos e distribuídos pelos estudantes na marcha.

Flávia é natural de Santa Maria, mas mora em Porto Alegre há um ano. Formada pela Unifra (Centro Universitário Franciscano), ela é ativista há quatro anos e avalia que o movimento estudantil brasileiro está passando por um processo de reformulação.


Além da rede hoteleira, visitantes também terão como alternativa a hospedagem solidária


Barbara Gallo, especial para o JC

A rede hoteleira deve receber um grande público nesta semana em função do Fórum Social Temático, que começa amanhã e vai até domingo. Outra alternativa é a Hospedagem Solidária. É uma modalidade bastante utilizada no exterior e que vem ganhando espaço no Brasil em festivais de música e eventos científicos.
É uma rede formada por pessoas interessadas em trocas de experiências e de culturas, que permite que qualquer pessoa possa disponibilizar vagas em sua residência ou manifestar interesse em se hospedar. O objetivo é viabilizar a vinda do maior número possível de pessoas que não disponham de recursos para despesas com hotelaria.

O intercâmbio, que ocorreu nas edições anteriores do Fórum Social Mundial, propicia novas amizades, contatos e relacionamentos que duram até hoje. A psicóloga Ana Luiza Castro, 47 anos, já recepcionou participantes do Fórum por duas vezes.

Em 2001, quando integrava a comissão organizadora do evento, disponibilizou o apartamento em que não residia, no Centro de Porto Alegre, a um trio de jovens enviados pelo governo de Cuba para comparecer aos debates.

“Fizemos contato através de uma comunidade virtual que agrupava todos os interessados na hospedagem. Os moderadores do site encaminharam os três para o meu endereço. Foi bem legal, eles adoraram a cidade”.

Ana, que é membro do Conselho Federal de Psicologia, afirma que o espírito do encontro se reflete no projeto hospedagem solidária. “O fato de o lema do fórum ser a possibilidade de construção de outro mundo a partir de ações coletivas e solidárias tem tudo a ver com o sentimento de companheirismo e camaradagem pelo qual também nos disponibilizamos a acolher aqueles que vêm de fora.”

Em outra ocasião, Ana recebeu em sua casa uma pesquisadora de psicologia da PUC-SP com quem conviveu durante o evento. “Ela era conhecida de uma amiga e a aproximação acabou facilitando. A experiência é muito gratificante, maravilhosa.”

A psicóloga ressalta a importância de iniciativas deste tipo para o crescimento pessoal e do município. “A forma de se relacionar muda, pois ela tem de ser exercitada todos os dias. Os que se dispõem a hospedar precisam saber recepcionar bem, mostrar a cidade, os pontos turísticos para que ela também seja divulgada. Esse será um fator essencial na realização de eventos deste porte, como a Copa do Mundo de 2014.”

Os organizadores do Fórum Temático informam que os moradores das quatro cidades anfitriãs (Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo) podem se inscrever para receber visitantes no
site do evento.

A rede de hospedagem solidária será feita através da ferramenta Couch Surfing (Surfistas de Sofá) para facilitar o contato entre visitantes e moradores locais. Para participar, é necessário, primeiro, acessar o
endereço na web e se cadastrar. O segundo passo é integrar o grupo exclusivo do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.