quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Chuva de estrelas mais potente ocorre hoje


Chuva de meteoro Gemínidas é a mais potente do ano (Imagem:Nasa)



Máximo esplendor pode ser visto esta noite em vários pontos da Terra

A chuva de meteoros Gemínidas, a mais potente do ano, vai alcançar esta madrugada a sua máxima atividade, podendo ser avistada até depois de amanhã, a partir de quase todos os lugares da Terra.

A chuva de estrelas baseia-se naquilo a que vulgarmente chamamos "estrelas cadentes" e que são restos deixados pelos cometas na sua órbita em volta do Sol em locais que a Terra atravessa periodicamente.

Mas o espectáculo desta semana é diferente, por as partículas espaciais não são restos de um cometa, mas de um estranho objecto rochoso designado 3200 Faetón, que liberta escombros empoeirados, as chamadas Gemínidas.

A Agência Espacial norte-americana (NASA) desafia os internautas a assistirem esta noite à "chuva de estrelas" através da Internet, pela página
«Up All Night with NASA».

Os especialistas da NASA responderão diretamente às dúvidas dos internautas desde o Centro Marshall para Voos Espaciais a partir das 23h loca. A lua dificultará a observação da "chuva de estrelas", mas se o céu estiver limpo prevê-se que possam ser observadas cerca de 40 Gemínidas por hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.