A palestra trata da influência dos árabes na produção musical brasileira desde o século 18 até os dias de hoje.
O evento acontece em São Paulo, no Centro Cultural Árabe Sírio, dia 20 de setembro.
A influência árabe na música brasileira começou com a vinda ao País dos escravos malês, no século 18, que não eram árabes, mas como muçulmanos, falavam e liam muito bem o idioma. Com eles, vieram também instrumentos musicais que, de início, serviam para tocar músicas religiosas.
Assim começa uma história que já dura três séculos, e que será contada na palestra "Os árabes na música brasileira", da historiadora Silvia Antibas, no Centro Cultural Árabe Sírio, dia 20 de setembro, às 20 horas.
"Já os imigrantes árabes, quando chegaram, tiveram participação na música também como tema. As odaliscas e as mil e uma noites foram abordadas por vários artistas diferentes, assim como os beduínos e mascates"
Silvi Antibas é formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fez especialização em Museus na Universidade de Avignon, na França, e trabalhou como diretora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, ligado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Entre os exemplos mais antigos de músicos de ascendência árabe, ela cita Nássara e David Nasser, que compuseram marchinhas de carnaval. Lembra também de Wanderléa, da Jovem Guarda, pela família Caymmi, até chegar a músicos como Waly Salomão, João Bosco, Zeca Baleiro, Almir Sater e Frejat. "Os árabes se incluíram em todos os ritmos do Brasil. Eles se inseriram naturalmente na sociedade brasileira e estão no samba, no rock, no pop, no instrumental", ressalta a historiadora.
Sobre a safra atual de cantores de sangue árabe, Silvia afirma: "Hoje, quem eu acho que estão se destacando são as mulheres, como Mariana Aydar, Bruna Caram e Marina Elali. É uma geração de meninas que estão aparecendo e que é bem interessante. São muito boas cantoras", completa.
Palestra: "Os árabes na música brasileira"
Data: 20 de setembro
Horário: 20 horas
Local: Centro Cultural Árabe Sírio (Salão Nobre)
Rua Augusta, 1053 São Paulo
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.