sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O filme Serge Gainsbourg – O Homem que Amava as Mulheres

Fotos de cenas de filmes de Serge Gainsbourg

 O filme de Joann Sfar, (Vie Héroique, 2010) está em cartaz em São Paulo, é uma história interessante e nada enfadonha da vida do orelhudo, magricela e ousado, compositor, ator, cineasta, escritor, Serge Gainsbourg. Não é nada fácil fazer uma cinebiografia. Pessoas públicas não possuem vida privada e sim midiática, são muitas informações vindas de muitos meios distintos com enfoques variados como: jornais, revistas, livros, artigos e programas de televisão. O diretor e/ou roteirista precisa entender, depurar e principalmente escolher aquilo que vale a pena ser contado e mostrado em mais ou menos 130 minutos de filme.

O que mais interessa na vida de Serge Gainsbourg: Fazia boa música, amava as mulheres e por último, mas não menos importante, era um fumante inveterado. O diretor, um quadrinista francês, coloca em cena dois Serges: Gainsbourg, tímido, introspectivo e Gainsberre (uma espécie de alter ego) destrutivo, beberão e mulherengo fazendo um contrapondo interessante, lúdico que areja o filme.

A história é contada de forma linear, raros flashbacks incrementam a história com pitadas referenciais de Serge criança. Estas cenas são viagens lúdicas em direção aos medos e anseios deste francês filho de judeus russos emigrados para a França na Revolução de 1917. É possível vivenciar a precocidade de Serge para a arte, para as mulheres e também para o cigarro.

O filme tem com eixo central as relações que Serge tem com o pai e com as mulheres (Brigitte Bardot e com Jane Birken), este triângulo orienta e organiza a história fazendo com que ela seja verossímil e não despenque para o descrédito. O pai queria que Serge fosse pianista, como ele, e lhe ensinou o ofício. Apesar das intrigas de Serge criança com o pai, era pra lá que ele corria quando estava com dificuldades, a casa do pai entra na trama como um espaço seguro para onde ele poderá sempre voltar.

Vale muito a pena assitir esta cinebiografia recheada de cenas sensuais e encatadores, o que fica é: Cinema é magia e encanto num mundo repleto de possibilidades!!! Ótima cinebiografia.

De: Contemporartes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.