Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros é considerada um dos maiores paraísos ecológicos do País.
Reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001, a Chapada dos Veadeiros tem dezenas de cachoeiras, lindos cânions, formações rochosas, piscinas naturais de águas quentes e muitas áreas de mata protegidas por lei. Além disso, é a casa de milhares de espécies da fauna e flora brasileira. Alguns animais em extinção, como o veado-campeiro, o lobo-guará e o tucano de bico-amarelo, ainda habitam a região.
Localizado ao Nordeste do Estado de Goiás, no centro da Chapada dos Veadeiros, o Parque está a 260 km de Brasília e a 480 km de Goiânia, com parte nos municípios de Cavalcante (60%) e Alto Paraíso (40%), onde se situa a Vila de São Jorge, local de entrada dos visitantes. A visita ao Parque Nacional oferece oportunidades de contemplação e convivência com a natureza da Chapada dos Veadeiros. Já ao longo da estrada de acesso (GO-239), vale observar o Morro da Baleia no km 18 e as Veredas do Jardim de Maytréia (km20). Por sua vez na GO-118 avista-se o ponto mais alto de Goiás (1676 m) no mirante do Pouso Alto.A partir de Brasília, chega-se ao Parque, pelas rodovias BR-020 e GO-118 (220 km), que levam a Alto Paraíso, seguindo-se depois pela GO-239 (36 km) até a Vila de São Jorge. Chegando ao Parque, a recepção , orientações e escolha dos passeios acontecem no Centro de Visitantes. É necessário explorar trilhas para chegar aos principais pontos turísticos. Por isso, vá preparado. Leve mochila com alimentos, use roupas confortáveis e vacine-se contra a febre amarela com pelo menos dez dias de antecedência.
A Chapada dos Veadeiros, no entanto, não se restringe apenas ao Parque Nacional. Teresina de Goiás, Colinas do Sul, Nova Roma, São Gabriel e São João da Aliança são cidades charmosas da região. A cadeia de serras e cachoeiras tem como destaque o Vale da Lua, que possui uma formação de rochas com aspecto de terreno lunar, devido à erosão causada pelo rio. À noite, as pedras cintilantes fazem um espetáculo à parte. Como a Chapada é cortada pelo Paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu, a região é muito conhecida também pelo misticismo, considerada um lugar maravilhoso no Brasil para quem gosta de meditar.