quarta-feira, 20 de julho de 2011

Caiu na rede é público.

Superexposição nas redes sociais pode trazer riscos para a vida pessoal e profissional e até parar na justiça. Vocês já notaram como as pessoas colocam informações de forma irrestrita na internet? Elas têm que ter consciência que, por mais que estejam se dirigindo a apenas uma pessoa, aquilo que publicam está exposto para “n” pessoas. Ai é que mora o perigo, além dos amigos, gente desconhecida  - com variadas intenções, desde os chamados stalkers (perseguidores), até criminosos.
Os nossos amigos estão conectados a seus próprios amigos, que por sua vez estão conectados a outros amigos, etc, o que facilita a difusão desses dados.
Muitos relacionamentos podem acabar em razão unicamente de conversas para descontrair. Além disso, a mágoa que pode gerar não é uma forma lúcida de convivência.
Gente anônima e famosa já perdeu o emprego por causa das redes sociais. Uma funcionária do Supremo Tribunal Federal foi demitida após brincar com um senador no Twitter. Na mesma época, o comediante norte-americano Gilbert Gottfried perdeu um contrato de publicidade em razão de uma piada sobre o tsunami no Japão.
Para quem se vale do recurso do anonimato para soltar o verbo contra um desafeto, saiba que esta sensação é falsa. A Delegacia de Crimes Cibernéticos alerta: “A gente consegue chegar até o criminoso, sim”.
O que se comenta no círculo de amigos virtuais também pode ter implicações indesejadas no trabalho. O mundo corporativo já não se ampara mais somente no currículo para preencher uma vaga. Pesquisa da empresa Robert Half aponta que o Brasil é o país onde as empresas mais se valem das redes sociais para contratar.
Aprender a utilizar as redes sociais sem provocar danos para si ou para os outros não é nada difícil, uma vez que as regras de conduta no universo virtual não são diferentes daquelas da vida real.
Etiqueta
Boa conduta e prudência também são válidas no mundo virtual e podem evitar que você se torne uma vítima ou até mesmo um vilão na internet.
Voce é responsável legalmente por tudo que publica. Quando se publica algo, não se pode mais esconder.
Seja educado e cordial quando publicar ou comentar em redes sociais, blogs e sites.
Fonte: PB