sábado, 30 de março de 2013

OS OVOS DE PÁSCOA FABERGÉ, UM POUCO DA HISTÓRIA E FOTOS


Já que estamos quase na páscoa me lembrei dos Ovos Fabergé. 
São obras-primas da joalheria produzidas por Peter Carl Fabergé entre 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Saliento que a festa mais importante do calendário da Igreja Ortodoxa Russa é a Páscoa, que é comemorada com três beijos e ovos  de páscoa que trocam entre si.













Em relação aos ovos imperiais Fabergé, esses começaram a ser fabricado em 1885, quando o czar Alexandre III encomendou um ovo de Páscoa para a sua esposa, a imperatriz Maria Fyodorevna. 
O ovo lembrou a imperatriz da pátria, na Dinamarca, [o joalheiro foi inspirado por um ovo de Páscoa da coleção real dinamarquesa] a czarina gostou tanto que o czar ordenou a Peter Carl Fabergé  fabricar um ovo todos os anos, para presenteá-la na páscoa para esposa, estipulando apenas que o ovo era o único que esconderia uma surpresa.

Um ovo de Fabergé é um dos milhares de ovos-jóias feitas pela Casa de Fabergé 1885-1917. A maioria eram ovos em miniatura, que eram presentes populares na Páscoa.

Os ovos mais famosos produzidos pela Casa foram  feitos para Alexandre III e Nicolau II da Rússia; estes são frequentemente referidos como os "imperial" de ovos Fabergé. Cerca de 50 ovos foram feitas, 42 sobreviveram. Outros dois ovos, o Constellation e ovos Birch Karelian, foram planejadas para 1918, mas não entregues, pois Nicolau II e sua família foram executados naquele ano, e Nicholas tinha abdicado da coroa. 

Os ovos são feitos de metais preciosos ou pedras duras decorados com combinações de pedras de esmalte e pedras preciosas. O ovo Fabergé tornou-se um símbolo de luxo, e os ovos são considerados obras-primas da arte da joalheria. 

Após a coleção do Kremlin, o maior acervo de ovos Fabergé foi montado por Malcolm Forbes, e apresentada em Nova York. Totalizando nove ovos, e cerca de 180 outros objetos Fabergé, a coleção foi colocada para leilão na Sotheby, em fevereiro de 2004 por herdeiros da Forbes '. Antes mesmo de começar o leilão, a coleção foi comprada em sua totalidade pelo oligarca Victor Vekselberg por um valor estimado entre US $ 90 e US $ 120 milhões.


Já pensou ganhar uma preciosidade assim na páscoa? 





























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja deselegante, utilize-se do seu espaço com dignidade.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.